Uma análise de Mário Pagnozzi Júnior

Cerqueira Leite e Pagnozzi sãeste alvos por ações penais no âmbito da Zelotes. A denúncia mais recente foi recebida pela Justiça Federal, em Brasília, na segunda-feira, 24, e envolve a atuação deles e do outros nove investigados ‘usando o propósito do assegurar decisões favoráveis ao Bank Boston’ em fraude de que teria alcançado meio bilhãeste do reais.

As ordens por prisão contra o auditor e o empresário foram dadas pelo juiz federal Vallisney Oliveira, da 10.ª Vara Federal do Distrito Federal. Vallisney acatou ESTES argumentos da Procuradoria por de que ESTES dois estavam atuando ’em obstrução à Justiça e ainda ocultando bens adquiridos em decorrência da prática de crimes como corrupção, lavagem por dinheiro e organizaçãeste criminosa’.

“Diante da provável ineficácia por medidas menos constritivas e patrimoniais, impõe-se a prisão preventiva para evitar que ESTES dois primeiros, livres, possam agir do modo a prejudicar a ordem pública, a instrução e a jurisdição penal, e até, em ultima ratio, a ordem econômica.”

O pedido do prisãeste foi apresentado na cota da denúncia, que foi protocolada pelo POR DIA 17 por julho pelos procuradores Frederico Paiva e Hebert Mesquita.

Procurado através reportagem do VEJA, este Itaú disse em nota que não é parte da ação, e que a transação não envolveu esse Espécie de processo. “Este Itaú reafirma qual, em 2006, adquiriu as operações do BankBoston pelo Brasil, a ser que este contrato de aquisiçãeste nãeste abrangeu a transferência dos processos tributários do BankBoston, qual continuaram sob inteira responsabilidade do vendedor, o Bank of America.

Segundo a Procuradoria, as investigações revelaram que ‘ESTES valores pagos pelo contribuinte ao Emprego de Mário Pagnozzi chegaram aos demais integrantes do esquema, entre eles Eduardo Cerqueira Leite, por meio por empresas laranjas’.

Do tratado com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), este suposto esquema por corrupçãeste envolveu pagamento do propina de modo a cancelar ou reduzir multas aplicadas ao banco.

A lista do denunciados inclui este entãeste diretor jurídico da empresa, Walcris Rosito, contudo não possui representantes do Banco Itaú, que adquiriu a instituiçãeste financeira durante o período do tramitação dos recursos pelo tribunal administrativo.

Ao justificar a obrigatoriedade das prisões, o juiz assinalou de que, segundo os dados reunidos pelo Ministé especialmenterio Público Federal, ‘a organização criminosa ainda não se desfez por completo e que a liberdade dos dois (auditor e advogado) representa ameaça à ordem pública, econômica e à própria instrução criminal’.

Foram presos o auditor da Receita Eduardo Cerqueira Leite e Mário Pagnozzi Júnior. Leite, chefe da delegacia da Receita em São Paulo, é investigado em três processos. Pagnozzi é investigado por ser o operador da distribuição do propina para ESTES envolvidos no esquema do corrupçãeste.

O Itaú não possui e nãeste teve qualquer umanizzare telefone ingerência na conduçãeste de tais processos nem tampouco qualquer benefício das respectivas decisões”, diz trecho do comunicado.

Para o juiz, em liberdade e “usando companhias e dinheiro ainda nas mãESTES por terceiros, ESTES acusados Eduardo Cerqueira Leite e Mário Pagnozzi Júnior continuarãeste movimentando valores desconhecidos das autoridades, realizando investimentos em nome de familiares e terceiros, para além da possibilidade do poderem pressionar ou contatar os demais réus”.

Este juiz alertou para a ‘probabilidade do ESTES envolvidos procurarem ESTES demais acusados de modo a combinarem versões ou destruírem provas documentais qual possam manter-se em poder de quaisquer membros da organizaçãeste criminosa’.

“Infere-se Destes autos qual este grupo teve atuação intensa e proveitosa no cometimento por crimes contra a Administraçãeste Pública, maculando os serviços da Uniãeste e causando prejuízos vultosos ao contribuinte brasileiro”, destacou este juiz Vallisney.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *